segunda-feira, 9 de abril de 2007


O Vale da Decisão

Texto Base: Joel 3. 1, 2, 12 e 14.

O texto começa falando sobre um tempo em que o Senhor irá congregar as nações no vale de Josafá. Na tradição judaica, este é visto como parte do vale de Cedrom, que fica entre o templo e o monte das Oliveiras. Josafá significa “O Senhor é Juiz”. Este, portanto é um lugar simbólico de decisão.
O profeta Joel revela neste capítulo a respeito de dias em que Deus tomará uma decisão em relação ao destino das nações. Porém este mesmo texto, como um espelho desta revelação, nos mostra a necessidade de também tomarmos uma decisão. Alguém já disse que seremos amanhã o que decidirmos ser hoje. E é exatamente disso que gostaríamos de tratar neste estudo.
Há três lugares no texto muito importantes para que possamos entender aquilo que Deus quer nos falar. O vale de Cedrom, o vale de Josafá e o monte das Oliveiras. O primeiro é exatamente onde fica o vale da decisão.

II Reis 23. 6

Este texto fala que havia sepulturas no vale de Cedrom. Isso mostra que dependendo da decisão que tomamos podemos está fazendo habitação nas sepulturas. Foi assim que Jesus chamou os religiosos da sua época, de sepulcro caiado.

II Reis 23. 13

Aqui é citado sobre o monte da destruição, que é exatamente o monte das Oliveiras. E neste monte havia um jardim chamado Getsâmani.

Mateus 21.1 / João 8.1 / João 18.1

É interessante que o lugar onde Jesus costumava desfrutar de uma profunda comunhão com o Pai, foi no passado conhecido como lugar de morte e destruição. Sinceramente não acho isto uma mera coincidência. Com isso o Senhor está nos revelando que mesmo no passado tenhamos tomado decisões erradas que nos transformaram em ossos secos, Ele poderá transformar-nos em sua casa favorita. Vidas restauradas que como fruto desta experiência passam a se decidirem pela verdade, simplicidade e santidade para a glória d’Aquele que as restaurou.


Exemplos de pessoas que tomaram uma decisão:

A decisão de Caim ( Gênesis 4.6-7)
A decisão dos doze ( João 6.66-69)
A decisão de Josué ( Josué 24.15)
A decisão de Ló ( Gênesis 13.11)

Nenhum comentário: