sábado, 3 de março de 2007



Autoridade do Líder de Louvor - 2ª Parte
Por Don Potter

Liderança

I Pedro 5:2-3 diz "apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho". Esses versículos dizem que a liderança precisa apascentar suas ovelhas sem constrangê-las para propósito de ganho sórdido ou as envergonhando para serem obedientes. Diz também para ser "exemplo" o que quer dizer "modelo de algo, um estilo uma lembrança do que você quer que alguém seja". Em outras palavras, um líder tem de ser exemplo do que ele está pregando. Não pode haver mensagem dupla na liderança. Se você é um líder e deseja para si ser exaltado em sua igreja, você não pode esperar que o líder do louvor aja diferente. Lembre-se: o Espírito Santo conduziu Jesus ao deserto, enquanto Satanás o levou ao pináculo do templo (Mateus 4:1-5).
Controle
Algumas vezes, um líder de louvor pensará ser uma boa idéia levar as pessoas a entrarem no Espírito com um pequeno cutucão natural. Isso é denominado "animar a torcida" em alguns meios. Eu gosto de chamar de "controlar". Controlar a reação dos outros enquanto ministramos é um mau hábito que precisamos desfazer. Todas às vezes que nos colocamos de pé na frente de alguém, nós estamos ensinando, quer por palavra quer por exemplo. A palavra "ensinar" quer dizer "fluir como água (por exemplo, chover); transitivamente, repousar ou lançar (especialmente um arco para atirar, por exemplo); figuradamente, mostrar (como se por apontar o dedo)". Não há nada nessa definição que diga que estamos ali para controlar como os outros recebem o que estamos fazendo ou dizendo.
Não podemos controlar como as pessoas receberão o que estamos fazendo e ainda tentar andar no Espírito. Controlar os outros e seguir o Espírito são atitudes opostas. Novamente, a unção despedaçará o jugo que está segurando o povo no Espírito. Se a congregação não está sendo movida consistentemente no Espírito, então, a unção ainda não é forte o suficiente. A única vez que vejo controle em conjunção com autoridade na Bíblia é em Mateus 20:20-21 e 24-25: "Então se aproximou dele a mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, adorando-o, e fazendo-lhe um pedido. ele diz-lhe: Que queres? Ela respondeu: Dize que estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita e outro à tua esquerda, no teu reino. E, quando os dez ouviram isto, indignaram-se contra os dois irmãos. Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles".
A mãe dos filhos de Zebedeu veio a Jesus adorando-o, mas ela tinha uma motivação secreta. Quantas vezes nós temos feito isso? Ela queria que seus filhos tivessem o tipo de autoridade que os romanos tinham sobre Israel - autoridade controladora. Ela cria que essa autoridade era algo que se ganhasse por força e, quando conquistada, os outros poderiam ser controlados. Essa é a maneira dos homens de ganhar autoridade, não a de Deus. Jesus tem autoridade sobre mim porque Ele destruiu meus inimigos do pecado e da morte na Cruz. Minha submissão à autoridade é resultado do amor, da gratidão e da completa aceitação do Seu Senhorio. Jesus não me forçou a salvação, mas me atraiu para si. Qualquer autoridade que usa o controle ou medo para segurá-lo, até mesmo na igreja, não é de Deus.
Autoridade Espiritual
Você não pode assumir uma posição de autoridade espiritual sem Deus. Se o Senhor tem dado a você autoridade espiritual, então ela será reconhecida. Se o Senhor não lhe tem dado, então você pode achar-se tentando agir como se você a tivesse ou só assumindo o papel de uma autoridade como faziam os fariseus. Como está declarado Lucas 16:15: "E disse-lhes: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações, porque o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação".
A palavra traduzida por "justificar" aqui significa "dar justiça, mostrar, tal como é ou como deseja ser considerado". Esse versículo diz que eles fingiam ser justos diante dos homens. Você já se encontrou fingindo na adoração quando sobe à plataforma para liderar ou tocar na banda? Você já se achou tentando encontrar uma expectativa de parecer-se cheio de louvores? Isso é algo difícil de encarar, e a convicção desse fato só pode vir do Espírito Santo. Peça a Ele, e Ele te mostrará.
A palavra: "elevado"; nesse texto, significa "por em mente, buscar coisas grandes (como honras e riquezas)". Às vezes, a posição de liderar a adoração, de tocar em uma banda, de cantar em um grupo é a posição mais elevada na igreja. A igreja tem se tornado um espectador de esporte na maioria das vezes, o que estabelece a razão de que os músicos devem ser exaltados quando são bons. Não é pecado, diante do Senhor, ser um bom músico; pecado contra Ele é buscar reconhecimento para nós mesmos. Isso extinguirá a autoridade espiritual que Ele tem para nós. Autoridade espiritual é dada por Deus, para os propósitos de Deus, de forma que, aquele que a recebe, possa fazer a vontade de Deus. Não há outro caminho para alcançar a liberdade espiritual no louvor pela qual todos temos clamado.

Copyright © Don Potter Music 2002 All Tradução: Daniel Torres Deolindo - Aluno Escola Adorando 2007

2 comentários:

Unknown disse...

Olá pessoal ficou maravilhoso o site do Ministério isso é mais uma prova de que Deus esta no controle de tudo e que a INSEJEC é verdadeiramente uma obra de Deus .
Que Deus abençoe cada vez mas esse Ministério e a todos vocês .

Abraços com muito carinho...

Irmã : Manuella

Unknown disse...

Rodrigo abençoado atualize a págima

Miro GT